domingo, maio 01, 2011

Vacinação contra Gripe

Bom seguidores
essa semana irei levar Brendinha para vacinar contra gripe
então como sempre faço resolvi coletar informações a respeito
e lógicamente vou passar essas informações para voces também, afinal com saúde NÃO se brinca
O Ministério da Saúde iniciou no último dia 26, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe. A meta para a campanha deste ano é que 80% das pessoas com 60 anos ou mais sejam vacinadas.

A vacinação é gratuita e se estenderá até 13 de maio, com vacinas disponíveis nos 65,7 mil postos distribuídos pelo país.

Em sua décima edição, segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da vacinação é reduzir os casos de gripe e as complicações decorrentes da doença em idosos. Pesquisas nacionais mostram que a vacina pode reduzir em mais de 50% casos de doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Quanto aos óbitos, esse percentual de queda varia entre 27% e 30%.
                                                     
  Vacina
A vacina contra a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que têm maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação da vacina é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
                                                                          
  Sintomas da gripe
Os principais sintomas da gripe são febre, calafrios e mal-estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias de contágio. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza (nariz escorrendo) e congestão nasal.


A gripe pode ser transmitida de forma direta (por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada) ou de forma indireta (as mãos, após contato com superfícies contaminadas, podem carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos).
                                                                     
  Dúvidas
O Ministério da Saúde respondeu ao G1 algumas das perguntas mais freqüentes sobre a vacinação contra a gripe. Confira as respostas:

Qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a gripe?
Sim, a partir dos seis meses de idade e desde que não tenha alergia à proteína do ovo (já que essa vacina é produzida em ovos de galinha). No entanto, a política de vacinação contra a gripe atualmente adotada pelo Ministério da Saúde é direcionada para os grupos de maior risco de desenvolver as formas graves e complicações da doença, que são os idosos.
                                 
Qual a duração de proteção contra a doença com a vacina?
A vacina protege por um ano. Entretanto o vírus da gripe é capaz de mudar suas características com muita freqüência, por isso a cada ano é necessário que se tome uma nova vacina.

É possível pegar gripe mesmo estando vacinado?
Sim, porque a vacina protege contra os três tipos de vírus que anualmente fazem parte da sua composição e porque, entre os idosos, sua proteção não é de 100%. Mesmo assim, a vacinação diminui a gravidade da gripe e, portanto, as chances de complicações e óbitos.

A vacina contra gripe pode provocar reações?
Sim, mas as reações são geralmente leves. As mais comuns são dor e vermelhidão no local de aplicação da vacina, que ocorrem nas primeiras 72 horas após a vacinação. A febre como reação à vacina ocorre em menos de 1% dos casos e reações alérgicas graves também não são comuns.

É essencial que as pessoas que tenham história de alergia a alguma vacina, ao ovo ou a proteínas de galinha, informem ao profissional de saúde antes de receber a dose.

fonte-http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL426584-5598,00-TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+A+VACINACAO+CONTRA+GRIPE.html

Detalhamento dos grupos prioritários para vacinação contra gripe

IDOSOS
· As infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas à população com 60 anos e mais, sendo o vírus da influenza responsável por 75% dessas infecções.

· Desde 1999, a vacinação desse grupo vem contribuindo para prevenir a doença e suas complicações, além de causar impacto considerável: queda de 45% no número de hospitalizações por pneumonias e redução de 60% na mortalidade entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos.

GESTANTES

· Não há nenhuma contraindicação à vacinação de gestantes, de acordo com a OMS.

· A vacina é segura e está indicada para todas as grávidas, independentemente do período de gestação. Se a grávida tiver alguma dúvida, deve consultar o médico.

· Além disso, não há evidências científicas de que a vacina possa causar dano ao feto, afetar a capacidade reprodutiva da mulher ou provocar aborto.

· Durante a pandemia de gripe A (H1N1), em 2009, as grávidas foram um dos grupos mais afetados. Entre as mulheres em idade fértil que apresentaram quadros graves de doença respiratória causada pelo vírus H1N1, 22% estavam gestantes.

CRIANÇAS DE 6 MESES A MENOS DE 2 ANOS
· Menores de 6 meses de idade não devem tomar a vacina porque não há estudos que comprovem a qualidade da resposta imunológica, ou seja, a proteção não é garantida.

· Por isso, os pais ou responsáveis devem levar aos postos de vacinação crianças que tenham entre 6 meses e dois anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias).

· As crianças nessa faixa etária deverão receber duas meias doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre as doses. Por isso, os pais ou responsáveis devem buscar os postos de vacinação para completar o esquema vacinal.

· Assim como nos idosos, as infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas às crianças menores de 2 anos, sendo o vírus da influenza responsável por 75% dos casos.

INDÍGENAS

· A população indígena que vive em aldeias é sempre considerada grupo prioritário na prevenção de qualquer doença respiratória, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde.

· Isso decorre da maior vulnerabilidade biológica deles a essas doenças e à dificuldade de acesso a unidades de saúde.

· Por isso, o grupo é vacinado desde a primeira Campanha Nacional, em 1999.

· A vacinação dos indígenas é indiscriminada, a partir dos seis meses de idade.

TRABALHADORES DE SAÚDE
· A vacinação desse grupo garante o funcionamento dos serviços de saúde. Com os profissionais protegidos, estará assegurado o atendimento da população.

· É importante reforçar que a vacina não está disponível para todo e qualquer profissional de saúde, devendo ser priorizadas para aqueles que atuam no atendimento e investigação de casos de infecções respiratórias. São aqueles que, em razão das suas funções, estão sob potencial risco de se infectar com os vírus causadores da influenza.


fonte-http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12515

POR ISSO CORRA A UM POSTO DE SAÚDE E VACINE AS PESSOAS QUE VOCE CONHECE QUE ESTÃO ENTRE O GRUPO PRIORITÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário