quarta-feira, janeiro 11, 2012

picada de inseto, e agora?

É comum as crianças serem alvo de mordidas de insetos, embora seja uma chateação. Os mais comuns são os pernilongos, borrachudos, pulgas e formigas. Algumas picadas são piores que outras, como as de vespas, marimbondos e abelhas. Elas doem mais e demoram mais para sarar.
Também não é raro que as crianças apresentem algum tipo de reação alérgica às picadas. Nas reações menos graves, o que acontece é que surgem novas "picadas" pelo corpo, mesmo em lugares onde o inseto não atacou, e elas podem ficar vermelhas, inchadas e coçando bastante.
Essas "novas picadas" têm um nome técnico bem estranho, estrófulo, e o fenômeno é muito frequente nos primeiros três anos de idade.
Essa é a explicação para as "picadas" às vezes aparecerem em lugares muito esquisitos do corpo, ou sempre no mesmo local.

Como tratar uma picada comum

Para aliviar a coceira da picada, você pode fazer o seguinte:
• Compressas frias, de gelo ou com um pano molhado com água gelada, aliviam a coceira e reduzem o inchaço.
• Se surgir alguma bolha no local (coisa que acontece às vezes com picadas de formiga), não a estoure.
• Você pode passar pomadas especiais no local para aliviar a dor, a irritação e a coceira. Há cremes que também evitam infecção, no caso de a criança coçar muito a área e criar uma ferida. O ideal é, nas consultas de rotina com o pediatra, já perguntar qual é o creme ideal para ter na farmacinha de casa e levá-lo em viagens e passeios.
• Não aplique cremes e pomadas que contenham cânfora em crianças de menos de 2 anos. E nunca use cremes ou pomadas antialérgicas sem indicação médica, porque alguns desses produtos podem desencadear reações locais graves, especialmente quando há exposição ao sol.
• Se as picadas estiverem muito inchadas e coçando demais, um anti-histamínico por via oral pode aliviar o desconforto. Mas só dê remédios a que já esteja acostumada e que tenham sido receitados pelo pediatra.
• Cuidado, porque certas pomadas para aliviar a coceira podem arder se a pele estiver ferida.
• Mantenha as unhas da criança bem curtas para ela não se arranhar muito, e tente evitar que ela coce demais as picadas, mantendo-as cobertas por roupas, por exemplo.
Fonte: BabyCenter Brasil / Pediatria Brasil

3 comentários:

  1. E sempre bom para as mamaes saberem dicass ;)

    ResponderExcluir
  2. seus filhos são lindos parabens!!!
    Amei seu cantinho e estou seguindo é claro!!
    Segue lá tbm .. bjusss

    http://mmoniquebelezaeestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai a Duda vive cheia de picada de pernilongo eu ja comprei o inseticida que vai na tomada mas tadinha nao adianta muito coisa não :) esse assunto é ótimo ;)

    ResponderExcluir