segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Estimule a inteligência do seu bebê

Especialistas dão dicas para você ajudar a desenvolver a inteligência do seu bebê através de simples brincadeiras

fonte:Publicado em 16/02/2012
Aline Gomiero
Conteúdo do site MdeMulher
Brincando, a criança analisa, mede, associa, classifica, nomeia e, assim, desenvolve o raciocínio
Foto: Getty Images
Você sabia que é possível melhorar a inteligência e as habilidades do bebê por meio de simples brincadeiras? O cérebro do bebê se desenvolve de acordo com os estímulos que ele recebe. Assim, quanto mais sensações agradáveis ele tiver nas diferentes fases da vida, mais sinapses se formam e, portando, mais habilidades serão criadas.
A principal tarefa dos pais é proporcionar os estímulos certos para que a inteligência psicológica e motora do bebê se aprimorem. Ficar bem perto da criança ao falar e oferecer objetos de cores fortes e contrastantes são maneiras de ajudá-lo, por exemplo, a treinar os recursos visuais. Já para garantir uma audição apurada, converse bastante com seu bebê, cante para ele, conte histórias e deixe-o escutar músicas de estilos variados - incluindo as instrumentais. Quanto antes o pequeno começar a ser estimulado, melhor, porque o maior desenvolvimento ocorre até os 3 anos de idade, período no qual o cérebro cresce 60%. Julia Manglano, especialista em estimulação infantil, dá um exemplo: "O bebê que tenha tido o privilégio de ouvir música clássica desde o seu nascimento terá uma capacidade auditiva muito mais desenvolvida e, por isso, mais facilidade para a música e o aprendizado de línguas".
De acordo com a Dra. Maggie Redshaw, especialista em desenvolvimento infantil, os bebês também precisam brincar. "Brincadeiras devem fazer parte da rotina de todas as crianças. Os pais precisam dar chances aos bebês de experimentar e aprender". Divertindo-se, a criança analisa, mede, associa, classifica, nomeia e, assim, aprimora o raciocínio. Fabio Ancona, pediatra e consultor da Pampers, explica que a criança brinca e se encanta com aquilo que está em volta dela. "Por isso, não interromper o que o bebê está fazendo e sempre estimular a repetição é importantíssimo", ele completa. Mais do que um brinquedo, muitas vezes o que a criança precisa é de um bom companheiro ao lado dela. E, nessa hora, nada melhor do que você mostrar que está lá.
Confira algumas sugestões de brincadeiras para desenvolver a inteligência do seu bebê:
Inteligência auditiva:
· Toque um trecho de música erudita de qualidade para o seu bebê durante 3 minutos. Ele deve ouvir a mesma música 3 vezes por dia, durante 1 semana. Depois substitua por outra peça.
Inteligência visual:
· Mostre diferentes fotos ao bebê.
· Mostre ao bebê 10 imagens. Você deve nomeá-las 3 vezes por dia, durante 1 semana. Exemplos: 10 fotos de cachorro, 10 de frutas, 10 de árvores, 10 de flores ou 10 objetos da casa.
· Leia e mostre livros ilustrados todos os dias ao bebê.
Inteligência manual e táctil:
· Dê diferentes objetos para que o bebê segure.
· Dê ao bebê caixas para que ele abra e fecha
· Estimule o seu pequeno a brincar com panelinhas e água.
Inteligência linguística:
· Converse muito e faça perguntas curtas ao bebê.
· Use sempre o vocabulário correto.
· Repita os sons emitidos pela criança.
· Exponha seu filho a várias línguas, sem misturá-las.
Inteligência motora:
· Dê ao bebê a oportunidade de se arrastar várias vezes ao dia.
· Brinque com ele de engatinhar.
· Dance com o bebê.

2 comentários:

  1. Vanessa seu blog é só amor que beleza parabéns bjocas http://mulhervaidosacom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que faça muita diferença mesmo, e ouvi dizer que tudo que a criança aprende com essa idade, ela leva pra vida toda. Tenho lembranças de quando tinha 03 anos tão nítido, e não lembro o que jantei ontem! rs
    Abraço!!

    ResponderExcluir